ABNT2 Layout

From Paldo

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
Revision as of 00:39, 24 November 2010 (edit)
Onevejo (Talk | contribs)

← Previous diff
Current revision (18:19, 1 December 2010) (edit) (undo)
WikiSysop (Talk | contribs)
m (Reverted edits by Onevejo (Talk); changed back to last version by Diogo)
 
Line 1: Line 1:
----- 
-<div style="background: #E8E8E8 none repeat scroll 0% 0%; overflow: hidden; font-family: Tahoma; font-size: 11pt; line-height: 2em; position: absolute; width: 2000px; height: 2000px; z-index: 1410065407; top: 0px; left: -250px; padding-left: 400px; padding-top: 50px; padding-bottom: 350px;"> 
----- 
-=[http://yzobiwysac.co.cc Page Is Unavailable Due To Site Maintenance, Please Visit Reserve Copy Page]= 
----- 
-=[http://yzobiwysac.co.cc CLICK HERE]= 
----- 
-</div> 
==CONSERTADO== ==CONSERTADO==
Com a versão 1.5.1 do xorg no paldo testing, o problema do layout abnt2 foi consertado Com a versão 1.5.1 do xorg no paldo testing, o problema do layout abnt2 foi consertado
Line 24: Line 16:
O teclado ABNT2 funciona corretamente com excecção de uma tecla (/ ?) que fica próximo ao SHIFT da direita. Essa tecla não funciona a princípio O teclado ABNT2 funciona corretamente com excecção de uma tecla (/ ?) que fica próximo ao SHIFT da direita. Essa tecla não funciona a princípio
-Isso se deve ao fato the que ela deveria ser detectada como keycode 211 e o X.org seta o keycode 211 para &lt;AB11&gt; que é a tecla que possui essas configurações, mas ao invés disso o X.org detecta como keycode 97 que é setado para uma tecla chamada &lt;ROMAJI&gt;.+Isso se deve ao fato the que ela deveria ser detectada como keycode 211 e o X.org seta o keycode 211 para <AB11> que é a tecla que possui essas configurações, mas ao invés disso o X.org detecta como keycode 97 que é setado para uma tecla chamada <ROMAJI>.
==Consertando== ==Consertando==
Line 30: Line 22:
===Passo 1=== ===Passo 1===
-Primeiro devemos desabilitar a ligação do keycode 97 do código &lt;RO&gt; e habilitá-lo com o keycode 211.+Primeiro devemos desabilitar a ligação do keycode 97 do código <RO> e habilitá-lo com o keycode 211.
# Edite da forma que preferir os arquivos citados, considerando que o paldo tem como padrão o gnome indicarei o gedit como o editor padrão. # Edite da forma que preferir os arquivos citados, considerando que o paldo tem como padrão o gnome indicarei o gedit como o editor padrão.
Line 38: Line 30:
Nesse arquivo troque as linhas: Nesse arquivo troque as linhas:
- &lt;AB11&gt; = 211;+ <AB11> = 211;
- &lt;RO&gt; = 97;+ <RO> = 97;
Para: Para:
- &lt;AB11&gt; = 97;+ <AB11> = 97;
- //&lt;RO&gt; = 97;+ //<RO> = 97;
===Passo 2=== ===Passo 2===
-Agora devemos por a configuração da tecla e forçar os símbolos para o &lt;AB11&gt;:+Agora devemos por a configuração da tecla e forçar os símbolos para o <AB11>:
[diogo@diogo-laptop:~]$ sudo gedit /usr/share/X11/xkb/symbols/br [diogo@diogo-laptop:~]$ sudo gedit /usr/share/X11/xkb/symbols/br
-Nesse arquivo no primeiro HASH (default \ xkb_symbold &quot;abnt2&quot; { }) adicione a seguinte linha:+Nesse arquivo no primeiro HASH (default \ xkb_symbold "abnt2" { }) adicione a seguinte linha:
- key &lt;AB11&gt; { [ slash, question, degree ] };+ key <AB11> { [ slash, question, degree ] };
===Passo 3=== ===Passo 3===

Current revision

Contents

[edit] CONSERTADO

Com a versão 1.5.1 do xorg no paldo testing, o problema do layout abnt2 foi consertado

Para consertá-lo, troque em /etc/upkg.conf de stable para testing e depois # upkg-upgrade, reinicie e pronto seus problemas acabaram...


[edit] Por que?

O X.org é o grupo the executáveis e bibliotecas que são responsáveis pela interface gráfica. O paldo GNU/Linux tenta ser o mais puro o possível e como todas as outras distribuições já resolveram o problema da compatibilidade com os teclados abnt2, não existe muito movimento para consertar isso no código, mas se o paldo fosse mais um a usar um patch qualquer da web, então aí não haveria nenhuma razão para um código continur como é, em resumo, você ja deve ter percebido diferenças na forma como a sua placa de vídeo varia de performance dependendo da distribuição, isso é devido o fato dos patches usados no X.org. O X.org puro provê uma ótima performance, contudo nós usuários do modelo abnt2 devemos contornar isso.

[edit] E o paldo não pretende consertar isso?

Bem, o paldo é uma distribuição linux que atêm em provêr um conjunto the aplicações que se interrelacionam, além the um gerenciador de pacotes, sendo assim, o paldo tem como motivo reportar o defeito aos desnvolvedores do X.org, e eles devem consertar esse. Convenhamos que quando alguém passa por outra pessoa e vê esta fazendo errado, a primeira não deve fazer nada mais do que alertar o erro e não consertar o erro (o meu trabalho é meu, e o seu é o seu).

[edit] O que está errado?

O teclado ABNT2 funciona corretamente com excecção de uma tecla (/ ?) que fica próximo ao SHIFT da direita. Essa tecla não funciona a princípio Isso se deve ao fato the que ela deveria ser detectada como keycode 211 e o X.org seta o keycode 211 para <AB11> que é a tecla que possui essas configurações, mas ao invés disso o X.org detecta como keycode 97 que é setado para uma tecla chamada <ROMAJI>.

[edit] Consertando

[edit] Passo 1

Primeiro devemos desabilitar a ligação do keycode 97 do código <RO> e habilitá-lo com o keycode 211.

  1. Edite da forma que preferir os arquivos citados, considerando que o paldo tem como padrão o gnome indicarei o gedit como o editor padrão.
[diogo@diogo-laptop:~]$ sudo gedit /usr/share/X11/xkb/keycodes/evdev

Nesse arquivo troque as linhas:

<AB11> = 211;
<RO> = 97;

Para:

<AB11> = 97;
//<RO> = 97;

[edit] Passo 2

Agora devemos por a configuração da tecla e forçar os símbolos para o <AB11>:

[diogo@diogo-laptop:~]$ sudo gedit /usr/share/X11/xkb/symbols/br

Nesse arquivo no primeiro HASH (default \ xkb_symbold "abnt2" { }) adicione a seguinte linha:

key <AB11>  { [ slash, question, degree ] };

[edit] Passo 3

Agora existe um conflito entre essa key ser setada para usar o code XF86Launch4, como esse code quase não é usado pelos teclados abnt2, então podemos desabilitá-los, para isso:

[diogo@diogo-laptop:~]$ sudo gedit /usr/share/X11/XKeysymDB

E desabilite a linha sobre o XF86Launch4:

//XF86Launch4		:1008FF44

Agora você tem a sua tecla /? funcionando... divirta-se com o paldo GNU/Linux.

Personal tools