Installation (português)

From Paldo

Jump to: navigation, search

Por favor siga Installation_using_the_LiveCD


Translations

[edit] Configure um sistema host próprio

Baixe uma imagem de CD de boot do paldo, grave-a e inicie o computador por ela. Você está pronto quando o CD terminar de inicializar, a partir daí você terá todas as ferramentas necessárias para construir um software. Você pode prosseguir para #Bootstrap paldo.

[edit] Bootstrap paldo

Agora você deveria ficar de frenta a um sistema de host configurado perfeitamente. Bootstrap significa o ato de inicializar o sistema operacional de uma forma mais profunda. Bootstrap paldo é mais ou menos uma tarefa completamente automática mas para isso é preciso algumas decisões no começo. Você precisa fazer o seguinte como root.

  1. Escolha uma partição do seu HD onde você gostaria de instalar o paldo GNU/Linux. Uma instalação completa necessita de aproximadamente 3GB de espaço livre. Para não ficar sem espaço a curto prazo, nós recomendamos que use uma partição de 6 GB como a partição raiz e use o restante do HD para a partição home onde ficará os seus dados pessoais. cfdisk deixa você criar partições facilmente.
  2. Formate suas partições. O kernel padrão do paldo suporta ext2, ext3, reiserfs, xfs e jfs como sistema de arquivos. Use mkfs.<seu sistema de arquivos> /dev/<partição do paldo> para conseguir o resultado, e.x. mkfs.ext3 -L vol-label /dev/sda1 ou mkfs.reiserfs -l vol-label /dev/sda1. Você pode também inicializar a sua partição swap executando mkswap -L swap-label /dev/<swap partition>.
  3. Monte a partição limpa em /upkg (crie o diretório se necessário), ou seja, mount /dev/<partição do paldo> /upkg.
  4. Inicie o processo de bootstrap com o seguinte: upkg-bootstrap --branch=<branch> paldo, onde <branch> é ou stable, ou testing, ou unstable ou experimental. Escolha stable na dúvida. paldo pode ser trocado por paldo-desktop, paldo-server ou qualquer outro pacote se você não precisa da instalação completa padrão.

Esse processo pode demorar um tempo, dependendo da velocidade da sua conexão e do seu computador (especialmente dos discos). Uma instalação completa precisa baixar aproximadamente 800 MB. Quão mais instável você escolher o branch maior é a chance de você precisar compilar algum software localmente se não houver nenhum binário disponível no repositório. Isso vai consumir mais tempo. Se esse processo completar com sucesso, então você está pronto para proceder com #A Configuração Final.

[edit] A Configuração Final

Esse passo é normalmente feito pela instalação provida com o sistema operacional. Paldo não provê este instalador ainda e então esses passos devem ser tomados pelo usuário.

  1. Mude a senha do root na sua instalação nova com upkg-chroot /upkg ou chroot por você.
  2. Troque o nome do host em /etc/hostname com o nome que você quiser dar ao computador.
  3. Troque o nome do domínio em /etc/domainname com o seu domínio.
  4. Edite /etc/hosts para refletir o que foi escrito nos dois últimos arquivos. Tenha certeza de deixar o localhost ao fim da linha 127.0.0.1.
  5. Edite /etc/fstab se você usa mais do que apenas uma partição raiz.
  6. Inicie grub e digiteroot <grub nome da sua partição paldo>, e.x. root (hd0,0) se você instalou paldo na sua primeira partição do disco, seguido por setup <grub nome do seu disco de boot>, e.x. setup (hd0); isso instala o grub como o inicializador de sistemas padrão de seu computador. Saia do grub.
  7. A senha padrão do root é 'paldo' então eu sugiro que você ponha uma nova senha com passwd root.

Sua instalaçao do paldo está completa. Saia do chroot com exit e desmonte com umount /upkg. Reinicie seu sistema e inicialize seu novo e espetacular sistema paldo.

Personal tools